Portaria da Diretoria Executiva
PORTARIA Nº 25, de 08 de outubro de 2024
O Diretor Executivo da Fundação Oswaldo Cruz, no uso dos poderes estabelecidos no Art. 5°, do Decreto n° 11.228, de 07, de outubro de 2022 e de competências conferidas pela Portaria nº 10, de 10 de janeiro de 2024. |
RESOLVE:
1.0 - PROPÓSITO
Estabelecer no âmbito da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) as diretrizes para o planejamento de contratação de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), nos termos da Instrução Normativa SGD/ME nº 94, de 23 de dezembro de 2022, regida pela Lei nº 14.133, de 2021.
2.0 - OBJETIVO
Dispor sobre o processo de contratação de soluções de TIC no âmbito da Fiocruz.
2.1 - Das Disposições Gerais:
I - As contratações de soluções de TIC em toda a Fiocruz serão disciplinadas por esta Portaria.
II - Para fins desta Portaria, considera-se:
Área Requisitante da Solução: área responsável por demandar a contratação de uma solução de TIC;
Setor Local de TIC: setor de TIC da Área Requisitante da Solução, o qual é responsável pelo planejamento, coordenação e acompanhamento das ações locais de TIC;
Área de TIC: área central de TIC da Fiocruz, representada pela Coordenação-Geral de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cogetic), a qual é responsável pelo planejamento, coordenação e acompanhamento das ações globais de TIC na instituição;
Área Administrativa: setor administrativo da Área Requisitante da Solução, o qual é responsável pela execução das atividades administrativas relacionadas a processos de contratação;
Equipe de Planejamento da Contratação: equipe responsável pelo planejamento da contratação da solução, composta por:
Integrante Requisitante: servidor representante da Área Requisitante da Solução, indicado pela autoridade competente dessa área;
Integrante Técnico: servidor representante do Setor Local de TIC ou da Área de TIC, indicado pela autoridade competente da Área de TIC;
Integrante Administrativo: servidor representante da Área Administrativa, indicado pela autoridade competente dessa área.
Equipe de Fiscalização do Contrato: equipe responsável pela fiscalização do contrato, composta por:
Gestor do Contrato: servidor com atribuições gerenciais, preferencialmente da Área Requisitante da Solução, indicado por autoridade competente dessa área para coordenar e comandar o processo de gestão e fiscalização da execução contratual;
Fiscal Técnico do Contrato: servidor representante do Setor Local de TIC ou da Área de TIC, indicado pela autoridade competente da Área Requisitante da Solução para fiscalizar tecnicamente o contrato;
Fiscal Administrativo do Contrato: servidor representante da Área Administrativa, indicado pela autoridade competente dessa área para fiscalizar o contrato quanto aos aspectos administrativos;
Fiscal Requisitante do Contrato: servidor representante da Área Requisitante da Solução, indicado pela autoridade competente dessa área para fiscalizar o contrato do ponto de vista de negócio e funcional da solução de TIC;
Fiscal Setorial do Contrato: servidor representante da Área Requisitante da Solução, indicado pela autoridade competente dessa área para o acompanhamento da execução do contrato nos aspectos técnicos ou administrativos;
2.2 - Da Programação Estratégica de Contratações:
As contratações de soluções de TIC no âmbito da Fiocruz deverão estar em consonância com os seguintes instrumentos de planejamento vigentes na instituição:
Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC);
Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC);
Plano Anual de Contratações (PCA);
Programação orçamentária institucional.
2.3 - Do Processo de Contratação:
I - O planejamento das contratações de soluções de TIC no âmbito da Fiocruz deverá obedecer às seguintes fases:
Fase 1 - Planejamento da Contratação;
Fase 2 - Seleção de Fornecedor;
Fase 3 - Gestão de Contratos;
Fase Transversal - Gerenciamento de Riscos.
II - O planejamento das contratações de soluções de TIC no âmbito da Fiocruz deverá obedecer a elaboração dos seguintes artefatos:
Fase 1 - Planejamento da Contratação;
Documento de Formalização da Demanda (DFD);
Despacho - Indicação de Integrante Requisitante;
Despacho - Indicação de Integrante Técnico;
Despacho - Indicação de Integrante Administrativo;
Estudo Técnico Preliminar (ETP);
Termo de Referência (TR) para Compras de TIC/ Serviços de TIC;
Fase 2 - Seleção de Fornecedor;
Não se aplica (artefatos de responsabilidade da Área de Licitações ).
Fase 3 - Gestão de Contratos;
Ordem de Serviço de Fornecimento de Bens;
Termo de Ciência;
Termo de Compromisso de Manutenção do Sigilo;
Termo de Recebimento Provisório de Compras de TIC;
Termo de Recebimento Provisório de Serviços de TIC;
Termo de Recebimento Definitivo;
Contrato de Compras de TIC/ Serviços de TIC;
Edital;
Histórico de Gestão do Contrato.
Fase Transversal - Gerenciamento de Riscos.
Mapa de Gerenciamento de Riscos (MGR).
III - O planejamento das contratações de soluções de TIC no âmbito da Fiocruz compreenderá as seguintes atividades:
Fase 1 - Planejamento da Contratação:
Enviar o Documento de Formalização da Demanda (Área Requisitante da Solução);
Avaliar o alinhamento da contratação aos instrumentos de planejamento (Área de TIC);
Solicitar ajustes à Área Requisitante da Solução (Área de TIC);
Indicar o Integrante Técnico (Autoridade competente da Área de TIC );
Enviar o processo para a Área Administrativa (Área Requisitante da Solução);
Decidir motivadamente sobre o prosseguimento da contratação (Autoridade Competente da Área Administrativa);
Indicar o Integrante Administrativo (Autoridade Competente da Área Administrativa);
Publicar o ato de instituição da Equipe de Planejamento da Contratação (Autoridade Competente da Área Administrativa);
Definir e Especificar as Necessidades de Negócio e Tecnológicas (Integrantes Requisitante e Técnico);
Identificar soluções e realizar a análise comparativa (Integrantes Requisitante e Técnico);
Realizar a análise comparativa de custos (Integrantes Requisitante e Técnico);
Estimar o custo total da contratação (Integrantes Requisitante e Técnico);
Declarar a viabilidade da contratação (Integrantes Requisitante e Técnico);
Aprovar e Assinar o Estudo Técnico Preliminar (Integrantes Requisitante e Técnico);
Aprovar e Assinar o Estudo Técnico Preliminar (Autoridade Competente da Área de TIC);
Definir o Objeto (Equipe de Planejamento da Contratação);
Identificar os códigos CATMAT/CATSER (Equipe de Planejamento da Contratação);
Descrever a Solução de TIC (Equipe de Planejamento da Contratação);
Justificar a Contratação da Solução (Equipe de Planejamento da Contratação);
Especificar os Requisitos (Equipe de Planejamento da Contratação);
Definir as Responsabilidades da Contratada, da Contratante e do Órgão Gerenciador (Equipe de Planejamento da Contratação);
Elaborar o Modelo de Execução e Gestão (Equipe de Planejamento da Contratação);
Elaborar a Estimativa de Preços (Equipe de Planejamento da Contratação);
Elaborar a Adequação Orçamentária (Equipe de Planejamento da Contratação);
Elaborar o Cronograma Físico-Financeiro (Equipe de Planejamento da Contratação);
Definir o Regime de Execução (Equipe de Planejamento da Contratação);
Definir os Critérios Técnicos para Seleção de Fornecedor (Equipe de Planejamento da Contratação);
Avaliar a Viabilidade de Parcelamento da Solução (Equipe de Planejamento da Contratação);
Avaliar a Viabilidade de Permitir Consórcio ou Subcontratação da Solução (Equipe de Planejamento da Contratação);
Avaliar a Necessidade de Separar Licitações (Equipe de Planejamento da Contratação);
Avaliar a Necessidade de Audiência ou Consulta Pública (Equipe de Planejamento da Contratação);
Aprovar e Assinar o Termo de Referência / Projeto Básico (Equipe de Planejamento da Contratação);
Aprovar e Assinar o Termo de Referência / Projeto Básico (Autoridade Competente da Área de TIC);
Aprovar o Termo de Referência / Projeto Básico (Autoridade Competente);
Solicitação de Aprovação à SGD/ME (Órgão Interessado / Gerenciador).
Fase 2 - Seleção de Fornecedor:
Encaminhar o processo de contratação à Área de Licitações (Equipe de Planejamento da Contratação);
Avaliar o Termo de Referência / Projeto Básico (Área de Licitações);
Revisar e Ajustar Artefatos (Equipe de Planejamento da Contratação);
Confeccionar a Minuta de Edital e Contrato (Área de Licitações);
Analisar o Processo de Contratação (Área Jurídica);
Revisar e Ajustar o(a) Edital/Minuta de Contrato (Área de Licitações);
Revisar e Ajustar os Artefatos (Equipe de Planejamento da Contratação);
Realizar Audiência Pública (Área de Licitações);
Publicar Instrumento Convocatório (Área de Licitações);
Publicar Artefatos de Planejamento da Contratação (Órgão Interessado / Gerenciador);
Apoiar nas Respostas aos Questionamentos ou às Impugnações (Equipe de Planejamento da Contratação);
Realizar Sessão Pública (Área de Licitações);
Apoiar na Análise e Julgamento das Propostas (Equipe de Planejamento da Contratação);
Realizar Habilitação e Declarar Vencedor (Área de Licitações);
Apoiar na Análise e Julgamento dos Recursos (Equipe de Planejamento da Contratação);
Examinar e Decidir Recursos das licitantes (Área de Licitações);
Adjudicar (Área de Licitações);
Examinar e Decidir Recursos das licitantes (Autoridade Competente da Área Administrativa);
Adjudicar (Autoridade Competente da Área Administrativa);
Homologar (Autoridade Competente da Área Administrativa);
Assinar Contrato (Autoridade Competente da Área Administrativa);
Assinar Contrato (Contratada);
Nomear Gestor e Fiscais (Autoridade Competente da Área Administrativa);
Publicar Contrato em sítio eletrônico (Órgão Interessado / Gerenciador).
Fase 3 - Gestão de Contratos:
Convocar Reunião Inicial (Gestor do Contrato);
Participar da Reunião Inicial (Equipe de Fiscalização do Contrato);
Participar da Reunião Inicial (Contratada);
Emitir OS/OFB (Gestor do Contrato);
Executar Serviço ou Entregar Bens (Contratada);
Receber Objeto Provisoriamente (Fiscal Técnico);
Avaliar Qualidade e identificar não conformidades (Fiscal Técnico);
Avaliar Qualidade e identificar não conformidades (Fiscal Requisitante);
Avaliar Aderência aos Termos Contratuais (Fiscal Administrativo);
Enviar Demandas de Correção (Gestor do Contrato);
Efetuar Correções (Contratada);
Receber Objeto Definitivamente (Fiscal Técnico);
Receber Objeto Definitivamente (Fiscal Requisitante);
Verificar incidência de Glosa ou Sanção (Gestor do Contrato);
Autorizar Faturamento (Gestor do Contrato);
Emitir Nota Fiscal (Contratada);
Verificar Regularidades Fiscais, Trabalhistas e Previdenciárias (Fiscal Administrativo);
Enviar para Liquidação / Pagamento (Fiscal Administrativo);
Verificar Manutenção das Condições Definidas (Fiscal Técnico);
Verificar a Manutenção da Necessidade, Economicidade e Oportunidade (Fiscal Requisitante);
Verificar Manutenção das Condições Classificatórias (Fiscal Técnico);
Manter Histórico de Gestão do Contrato (Gestor do Contrato);
Encerrar Contrato (Órgão Interessado / Gerenciador);
Transição Contratual (Contratada).
Fase Transversal - Gerenciamento de Riscos:
Identificar ou atualizar principais riscos (Equipe de Planejamento da Contratação e Equipe de Fiscalização do Contrato);
Definir impacto do risco (Equipe de Planejamento da Contratação e Equipe de Fiscalização do Contrato);
Definir probabilidade do risco (Equipe de Planejamento da Contratação e Equipe de Fiscalização do Contrato);
Calcular nível do risco - impacto x probabilidade (Equipe de Planejamento da Contratação e Equipe de Fiscalização do Contrato);
Registrar ações de tratamento dos riscos (Equipe de Planejamento da Contratação e Equipe de Fiscalização do Contrato);
Assinar Mapa de Gerenciamento de Riscos e juntar ao processo administrativo (Equipe de Planejamento da Contratação e Equipe de Fiscalização do Contrato).
IV - No que tange ao preenchimento dos artefatos de planejamento de contratações de soluções de TIC, as seguintes informações são requeridas:
Formalização da demanda:
Informações Gerais:
Data prevista para a conclusão do processo;
Descrição sucinta do objeto;
Grau de prioridade da compra ou da contratação.
Alinhamento Estratégico:
Plano de Contratações Anual (PCA):
Nº do DFD;
Id do PCA no PNCP;
Data de publicação no PNCP;
Id do item no PCA;
Grupo;
Id da Futura Contratação.
Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC):
Ciclo;
Princípio;
Diretriz.
Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC):
Ciclo;
Iniciativa.
Justificativa da Necessidade da Contratação:
Justificativa;
Indicação de vinculação ou dependência com o objeto de outro documento de formalização de demanda.
Materiais ou Serviços envolvidos na contratação:
Item;
Catmat/Catser;
Descrição;
Unidade;
Qtde;
Valor Unitário;
Valor Total;
Total.
Identificação da Área Requisitante:
Área requisitante;
Responsável pela demanda;
CPF;
Cargo/Função.
Constituição da Equipe de Planejamento da Contratação:
Identificação e ciência do Integrante Requisitante;
Avaliação da Área de TIC quanto ao alinhamento da contratação ao PDTIC e ao PCA;
Identificação e ciência do Integrante Técnico;
Decisão motivada da autoridade competente da Área Administrativa sobre o prosseguimento da contratação;
Identificação e ciência do Integrante Administrativo;
Publicação de portaria de designação.
Elaboração do Estudo Técnico Preliminar:
Informações Básicas:
Número do processo administrativo;
Categoria que se enquadra o ETP.
Descrição da Necessidade:
Motivação/Justificativa.
Área Requisitante:
Identificação da Área requisitante;
Nome do responsável.
Necessidades de Negócio;
Necessidades Tecnológicas;
Demais requisitos necessários e suficientes à escolha da solução de TIC;
Estimativa da Demanda - Quantidade de Bens e Serviços;
Levantamento de Soluções;
Análise Comparativa das Soluções;
Registro de Soluções Consideradas Inviáveis;
Análise Comparativa de Custos (TCO):
Cálculo dos Custos Totais de Propriedade (TCO);
Mapa Comparativo dos Custos Totais de Propriedade (TCO).
Descrição da solução de TIC a ser contratada;
Estimativa de Custo Total da Contratação;
Justificativa Técnica da Escolha da Solução;
Justificativa Econômica da Escolha da Solução;
Benefícios a serem alcançados com a contratação;
Providências a serem tomadas;
Declaração de viabilidade;
Responsáveis;
Aprovação e Declaração de Conformidade.
Elaboração do Termo de Referência (Compras de TIC ou serviços de TIC):
Condições gerais da contratação;
Descrição da solução como um todo considerado o ciclo de vida do objeto e especificação do produto;
Fundamentação e descrição da necessidade da contratação;
Requisitos da contratação:
Requisitos de negócio;
Requisitos de capacitação;
Requisitos legais;
Requisitos de manutenção;
Requisitos temporais;
Requisitos de segurança e privacidade;
Requisitos sociais, ambientais e culturais;
Requisitos da arquitetura tecnológica;
Requisitos de projeto e de implementação;
Requisitos de implantação;
Requisitos de garantia, manutenção e Assistência Técnica;
Requisitos de experiência profissional;
Requisitos de formação da equipe;
Requisitos de metodologia de trabalho;
Requisitos de segurança da informação e privacidade;
Outros requisitos aplicáveis:
Vistoria;
Sustentabilidade;
Indicação de marcas ou modelos;
Da vedação de utilização de marca/produto na execução do serviço;
Da exigência de carta de solidariedade;
Subcontratação;
Da verificação de amostra do objeto;
Garantia da Contratação;
Informações relevantes para o [dimensionamento E/OU apresentação] da proposta.
Papéis e responsabilidades:
Obrigações da contratante;
Obrigações do contratado;
Obrigações do órgão gerenciador do registro de preços.
Modelo de execução do contrato:
Condições de execução;
Local e horário da prestação dos serviços;
Materiais a serem disponibilizados;
Informações relevantes para o dimensionamento da proposta;
Especificação da garantia do serviço;
Rotinas de Execução;
Forma de execução e acompanhamento do contrato;
Formas de transferência de conhecimento;
Procedimentos de transição e finalização do contrato;
Quantidade mínima de bens ou serviços para comparação e controle;
Mecanismos formais de comunicação;
Formas de Pagamento;
Manutenção de Sigilo e Normas de Segurança.
Modelo de Gestão do Contrato:
Preposto;
Reunião Inicial;
Fiscalização;
Fiscalização Técnica;
Fiscalização Administrativa;
Gestor do Contrato;
Critérios de Aceitação;
Procedimentos de Teste e Inspeção;
Níveis Mínimos de Serviço Exigidos;
Sanções Administrativas e Procedimentos para retenção ou glosa no pagamento.
Critérios de Medição e de Pagamento:
Recebimento do Objeto;
Procedimentos de Teste e Inspeção;
Liquidação;
Prazo de pagamento;
Forma de pagamento;
Antecipação de pagamento;
Cessão de crédito.
Forma e Critérios de Seleção do Fornecedor e Regime de Execução:
Forma de seleção e critério de julgamento da proposta;
Regime de execução;
Da Aplicação da Margem de Preferência;
Exigências de habilitação;
Habilitação jurídica;
Habilitação fiscal, social e trabalhista;
Qualificação Econômico-Financeira;
Qualificação Técnica.
Estimativas do Valor da Contratação;
Adequação Orçamentária:
Cronograma Físico Financeiro.
Elaboração do Mapa de Gerenciamento de Riscos:
Identificação e análise dos principais riscos;
Avaliação e tratamento dos riscos identificados;
Acompanhamento das ações de tratamento de riscos.
Geração da Ordem de Serviço (ou de fornecimento de bens):
Identificação;
Especificação dos bens/serviços e volumes estimados;
Instruções/especificações complementares;
Datas e prazos previstos;
Artefatos e produtos.
Elaboração do Termo de Ciência:
Identificação;
Ciência.
Elaboração do Termo de Compromisso e Manutenção de Sigilo:
Objeto;
Conceitos e definições;
Da informação sigilosa;
Dos limites do sigilo;
Direitos e obrigações;
Vigência;
Penalidades;
Disposições gerais;
Foro.
Elaboração do Termo de Recebimento Provisório (Compras de TIC ou serviços de TIC):
Identificação;
Especificação dos serviços / produtos ou bens e volumes de execução;
Recebimento.
Elaboração do Termo de Recebimento Definitivo:
Identificação;
Especificação dos serviços / produtos ou bens e volumes de execução;
Ateste de Recebimento;
Descontos efetuados e valor a liquidar.
Elaboração do Termo de Contrato (Compras de TIC ou serviços de TIC):
Objeto;
Vigência e prorrogação;
Modelos de execução e Gestão Contratuais;
Subcontratação;
Preço;
Pagamento;
Reajuste;
Obrigações do Contratante;
Obrigações do Contratado;
Obrigações pertinentes à LGPD;
Garantia de Execução;
Infrações e Sanções Administrativas;
Extinção Contratual;
Dotação Orçamentária;
Casos Omissos;
Alterações;
Publicação;
Foro.
Elaboração do Edital da Contratação:
Objeto;
Registro de preços;
Participação na licitação;
Apresentação da proposta e dos documentos de habilitação;
Preenchimento da proposta;
Abertura da sessão, classificação das propostas e formulação de lances;
Fase de julgamento;
Fase de habilitação;
Ata de registro de preços;
Formação do cadastro de reserva;
Recursos;
Infrações administrativas e sanções;
Impugnação ao edital e pedido de esclarecimento;
Disposições gerais.
Elaboração do Histórico de Gestão do Contrato:
Identificação;
Registro de Eventos;
Pontos de melhoria;
Boas práticas observadas na contratação.
V - Nos termos da Instrução Normativa SGD/ME nº 94, de 23 de dezembro de 2022, TODOS os artefatos de planejamento da contratação deverão ser elaborados de forma digital, em sistema disponibilizado pela Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos;
VI - Os artefatos devem ser elaborados através da Plataforma Compras.gov.br conforme os templates disponibilizados na seção "Anexos" da base de conhecimento do processo "Gestão de TI: Planejamento de Contratação" existente no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da Fiocruz;
VII - Para fins de assinatura dos artefatos, estas devem ser realizadas através de uma das seguintes possibilidades:
Plataforma Compras.gov.br:
https://www.comprasnet.gov.br/seguro/loginPortal.asp.
Assinatura eletrônica do Gov.br:
https://www.gov.br/governodigital/pt-br/identidade/assinatura-eletronica.
2.4 Dos Modelos Específicos de Contratação
I - Modelo de Contratação de Software e Serviços em Nuvem:
Portaria SGD/MGI nº 5.950, de 26 de outubro de 2023: Estabelece modelo de contratação de software e de serviços de computação em nuvem, no âmbito dos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação - SISP do Poder Executivo Federal.
II - Modelo de Contratação e Gestão de Estações de Trabalho:
Portaria SGD/MGI nº 2.715, de 21 de junho de 2023: Estabelece Modelo de Contratação e Gestão de Estações de Trabalho, no âmbito dos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação - SISP do Poder Executivo Federal.
III - Modelo de Contratação de Serviços de Desenvolvimento, Manutenção e Sustentação de Software:
Portaria SGD/MGI nº 750, de 20 de março de 2023: Estabelece modelo para a contratação de serviços de desenvolvimento, manutenção e sustentação de software, no âmbito dos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação - SISP do Poder Executivo Federal.
IV - Modelo de Contratação de Serviços de Outsourcing de Impressão:
Portaria SGD/MGI nº 370, de 8 de março de 2023: Institui o Modelo de Contratação de Serviços de outsourcing de impressão, no âmbito dos órgãos e das entidades integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação - SISP do Poder Executivo Federal.
V - Modelo de Contração de Serviços de Operação de Infraestrutura e de Atendimento a Usuários de TIC:
Portaria SGD/MGI nº 1.070, de 1º de Junho de 2023: Estabelece o modelo de contratação de serviços de operação de infraestrutura e atendimento a usuários de Tecnologia da Informação e Comunicação, no âmbito dos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação - SISP do Poder Executivo Federal.
2.5 Do Catálogo de Soluções de TIC
I - Os Catálogos de Soluções de TIC com Condições Padronizadas são instrumentos previstos nos processos de contratação de Soluções de TIC. Trata-se de uma relação de soluções de TIC ofertadas pelo mercado que possuem condições padrões definidas pelo Órgão Central do SISP, podendo incluir o nome da solução, descrição, níveis de serviço, Preço Máximo de Compra de Item de TIC (PMC-TIC), entre outros elementos;
II - Os Catálogos de Soluções de TIC com Condições Padronizadas são elaborados a partir da identificação das soluções de TIC de uso mais difundido no âmbito da Administração Pública Federal. Em seguida, analisa-se a materialidade das contratações dessas soluções, considerando os órgãos SISP e os não-SISP e o período mínimo de 3 anos anteriores à análise. A partir dessas informações, a Secretaria de Governo Digital estabelece as condições padrões para a aquisição dessas soluções de TIC, incluindo os seus respectivos PMC-TIC, calculados considerando os preços praticados no âmbito da Administração Pública;
III - Os Catálogos podem ser construídos por meio de processo de negociação com o fabricante da solução, ou publicados unilateralmente pela Secretaria de Governo Digital, a partir de dados oriundos de contratações feitas no âmbito do SISP, pesquisas de mercado, além de outros elementos.
IV - Dentre os catálogos atualmente ativos, estão:
Esri;
Autodesk;
Google;
Microsoft;
Oracle;
Red Hat;
Adobe;
Broadcom;
Qlik.
2.6 - Das Disposições Finais e Transitórias:
I - Os casos omissos serão dirimidos pela Área de TIC da Fiocruz, que poderá expedir normas complementares, bem como disponibilizar em meio eletrônico informações adicionais.
II – Este texto não substitui o original da IN 94/2022 SGD/ME, mas apenas a disciplina em determinados aspectos.
3.0 - VIGÊNCIA
A presente portaria entra em vigor a partir da data de sua publicação.
| Documento assinado eletronicamente por JULIANO DE CARVALHO LIMA, Diretor(a) Executivo, em 08/10/2024, às 16:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.fiocruz.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4334406 e o código CRC BDC6C2F7. |
Referência: Processo nº 25380.001032/2024-10 | SEI nº 4334406 |